Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


pt-br:getting_started

Tutorial: Iniciando

Versão: 1.00 Novembro 11, 2007
Por: darkAudax
Tradução e Adaptação: JaymesSmith (04/01/08)

Observações Iniciais
Durante o tutorial, utilizo o termo ‘pacote Aircrack-ng’ traduzido do termo ‘Aircrack-ng suite’. Ambos os termos significam a mesma coisa: um conjunto de aplicativos reunidos para um objetivo, no caso, realizar auditoria de redes locais sem fios.
Boa leitura!

Introdução

Várias pessoas perguntam “Como eu começo?”. Este tutorial tem o intuito de responder tal questão.

Não foi feito para ser um tutorial detalhado, do tipo “Como Fazer”, mas sim um mapa de estrada, para levá-lo de onde você está até o destino desejado no uso do Aircrack-ng. Uma vez lá, há uma enorme abundância de materiais no Wiki descrevendo as ferramentas em detalhes e tutoriais para as tarefas variadas.

Este tutorial tem foco no linux. Sim, eu percebo que linux é um problema para várias pessoas. Infelizmente Microsoft Windows faz simplesmente um péssimo trabalho no suporte ao pacote Aircrack-ng. Isso é primeiramente devido à natureza proprietária do sistema operacional e drivers de placas wireless1). Veja Tutorial: Pacote Aircrack-ng no Windows para Leigos para mais detalhes. Resumindo, não use o pacote Aircrack-ng no Windows. Há pouco ou nenhum suporte para ele.

O processo básico consiste de três passos:

  • Determine o chipset da sua placa wireless
  • Determine qual das três opções a seguir você usará para rodar o pacote Aircrack-ng
  • Comece utilizando o pacote Aircrack-ng


O primeiro passo para determinar do chipset da placa wireless é abordado na seção abaixo “Determinando o Chipset da Placa Wireless”.

Depois, você precisa decidir quais destas três opções você usará para rodar o pacote Aircrack-ng:

  1. Distribuição Linux da sua escolha, mais o pacote Aircrack-ng
  2. Live CD2) que contenha uma versão do pacote Aircrack-ng
  3. Imagem VMWare3) que contenha uma versão do pacote Aircrack-ng


Há uma seção abaixo descrevendo cada opção em mais detalhes com suas vantagens e desvantagens.

Finalmente, uma vez que tenha o Aircrack-ng rodando, siga para a seção “Usando o Aircrack-ng” abaixo.

Se tiver problemas, veja a seção “Recursos”.

Faço minhas as seguintes palavras de darkAudax:

Eu gostaria de reconhecer e agradecer à equipe do Aircrack-ng por produzir uma ótima ferramenta e tão robusta.

Por favor me enviem qualquer feedback4) construtivo, positivo ou negativo.

Divirta-se!

Determinando o Chipset da Placa Wireless

O primeiro passo é determinar qual chipset sua atual placa wireless contém. “Chipsets” são a parte eletrônica na placa, que permite que esta funcione sem fios. Nem todos os chipsets têm suporte no Aircrack-ng. Mesmo que o chipset tenha suporte, algumas funções podem não funcionar como deveriam.

Para determinar o chipset da sua placa, siga o Tutorial: Minha Placa Wireless é Compatível?. Você precisa saber qual chipset sua placa tem para que possa determinar se ela tem suporte no Aircrack-ng.

Uma vez que tenha determinado o chipset da sua placa wireless, utilize Placas Compatíveis para determinar se o chipset é compatível com o pacote Aircrack-ng. Se for, então ela diz quais drivers de software são necessários para sua placa em específico.

Se não possui uma placa wireless existente ou está considerando comprar um outro, esta mesma página contém comentários de vários chipsets e placas que são conhecidas por funcionarem com o Aircrack-ng.

Distribuição Linux da sua Escolha

Existem um grande número de distribuições linux disponíveis. Eles devem suportar devidamente o pacote Aircrack-ng.

Uma vez que tenha sua distribuição linux favorita instalada e funcionando bem, é hora de aplicar o ‘patch’ no driver da sua placa wireless. No passo anterior você determinou o chipset da sua placa wireless. Procure qual driver é necessário para aquele chipset em particular em Placas Compatíveis.

Então siga as instruções de instalação específica para seu chipset na página Instalando Drivers. Existe informação de ajuda (resolução de problemas) nessa página e nas páginas individuais de driver.

Instale o pacote Aircrack-ng usando estas instruções.

Uma vez que sua placa wireless esteja funcionando, vá direto à seção “Usando o Pacote Aircrack-ng” abaixo.

Vantagens

  • É quase garantido que o Aircrack-ng funcione.
  • Oferece a característica de rodar as últimas versões do Aircrack-ng e qualquer driver wireless.
  • Oferece maior flexibilidade


Desvantagens

  • Requer conhecimento mais profundo de Linux.

Live CD

Um Live CD é uma distribuição de linux completa que você baixa e queima em um CD. Você então inicia o sistema a partir desse CD e aí consegue rodar o pacote Aircrack-ng com sua placa wireless. Sabendo qual chipset sua placa wireless possui (determinado no primeiro passo), selecione um Live CD que contenha a versão com patch do seu driver para sua placa wireless em particular. Este é um requerimento chave. Nem precisa dizer que o Live CD DEVE também conter uma cópia do pacote Aircrack-ng.

Aqui está uma lista de Live CDs que são conhecidos por incluir o pacote Aircrack-ng.

Uma vez que você trnha iniciado o sistema a partir do CD e sua placa wireless esteja funcionando bem, vá direto à seção “Usando o Pacote Aircrack-ng” abaixo.

Vantagens

  • Funciona com qualquer sistema opercaional local.
  • Não é necessário muito conhecimento para fazer o aircrack-ng e os drivers funcionarem.
  • Maior mobilidade.


Desvantagens

  • Versão antiga do Aircrack-ng. Pode conter bugs e/ou falta de funções.
  • Versões antigas de drivers. Pode conter bugs e/ou falta de funções.

Imagem VMWare

VMWare é um exemplo de produto commercial de virtualização de computador. Virtualização é rodar uma instância de “computador virtual” sob um sistema operacional local. VMWare suporta uma variedade de sistemas operacionais locais.

Aqui estão as Máquinas Virtuais VMWare disponíveis atualmente. E aqui as instruções de instalação.

Uma vez que tenha instalado e iniciado o sistema a partir da imagem VMWare e sua placa wireless esteja funcionando bem, vá direto à seção “Usando o Pacote Aircrack-ng” abaixo.

Vantagens

  • Não é necessário conhecimento para fazer o Aircrack-ng e os drivers funciorem.
  • Maior mobilidade.


Desvantagens

  • Funciona com um conjunto limitado de sistemas operacionais locais.
  • Somente dispositivos USB possuem suporte.
  • Versão antiga do Aircrack-ng está incluída. Pode conter bugs e/ou falta de funções. (mas pode ser atualizada com algum conhecimento)
  • Versões antigas de drivers estão incluídas. Podem conter bugs e/ou falta de funções. (mas podem ser atualizadas com algum conhecimento)

Usando o Pacote Aircrack-ng

Você deve sempre começar confirmando que sua placa wireless pode injetar pacotes. Isso pode ser feito através do teste de injeção de pacotes. Então inicie seguindo o Tutorial Simples de Quebra de Chave WEP.

Uma vez que você tenha dominado a técnica, você pode seguir outros tutoriais para aprender sobre o Aircrack-ng em detalhes.

Recursos

A fonte mais comum dos problemas é o fator humano, o que significa erros de digitação, falhas em seguir as instruções, pular passos e assim por diante. Sempre, sempre verifique duas vezes o que você fez. Na maioria das vezes isso resolverá o problema.

  • Wiki é sua fonte primária de informação e dicas de resolução de problemas. Fornece documentação bem detalhada sobre cada ferramenta do Aircrack-ng e ainda dicas durante a resolução dos problemas. Há um grande conjunto de tutoriais que te ajudam passo-a-passo nas tarefas, detalhadamente.
  • Forum é também uma fonte excelente para encontrar soluções para os problemas. É extremamente importante que tente primeiro resolver um problema por si só antes de postar no fórum. Sua pergunta será ignorada se a resposta for facilmente encontrada no Wiki ou Forum. Inversamente, pessoas tentarão o máximo ajudá-lo se você demonstrar que pesquisou sobre o problema primeiro e não conseguiu resolvê-lo. Também tenha certeza de fornecer detalhes sobre sua configuração e o que tentou quando você postar.

Para discussão em tempo real, você pode juntar-se ao IRC: #aircrack-ng on Libera Chat. Apenas siga adiante e faça sua pergunta. “Não pergunte por perguntar”, o pessoal fará o máximo par ate ajudar se demonstrar que pesquisou sobre o problema primeiro e não pôde resolvê-lo.

Para ambos o Forum e o IRC, lembre-se que não oferecemos suporte ou endossamos pessoas acessando redes que não pertencem à elas. Não ajudaremos qualquer um que faça uma invasão em uma rede ou faça qualquer coisa ilegal. Essa é a maneira mais rápida para conseguir ser banido permanentemente. Você também pode encontrar vídeos úteis de ajuda.

1)
entende-se aqui por wireless, redes locais sem fios por radiofrequência
2)
é um CD que contém um sistema operacional (geralmente linux), o qual pode ser rodado diretamente da mídia, sem precisar instalá-lo no disco rígido
3)
é um software/máquina virtual que permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro de outro dando suporte real a software de outros sistemas operativos
4)
retorno; um resultado a uma resposta de uma ação
pt-br/getting_started.txt · Última modificação: 2021/07/05 23:31 por mister_x